FUNCIONAMENTO De seg. à sexta. De 8h30 às 17h30
E-MAIL GUINAZZI guinazzi-brasil@guinazzi-brasil.com.br
Central de Vendas
02 MAR

A reforma da previdência: o que você vai fazer?

Por Guinazzi-Brasil

A previdência social é um seguro coletivo, compulsório, público, de proteção social, que visa proporcionar meios indispensáveis de subsistência ao segurado e sua família. Baseado no princípio da solidariedade utiliza o modelo de repartição simples, onde os ativos contribuem para os inativos. A Constituição de 1988 introduziu o conceito de seguridade social – restrita à previdência, assistência social e saúde – e sua importância na redução das desigualdades sociais.

Nós, cidadãos e contribuintes, convivemos há muitos anos com a proteção mínima que o estado brasileiro nos retorna com os pagamentos de impostos e contribuições. Somos “obrigados” a pagar pela saúde e educação privadas, pela segurança residencial e pessoal e por utilizar estradas privatizadas! E será diferente com a previdência social?

Com o fator previdenciário e a fórmula 85/95 vigentes e antes da reforma proposta pelo atual governo, o teto atual dos benefícios pagos pelo INSS é de R$ 5.536,31 e, segundo dados divulgados pela imprensa, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, apenas 0,01% dos benefícios pagos corresponde ao teto.

Com contribuições mensais modestas, qualquer cidadão, por mais simples que seja sua condição social, pode contratar um bom seguro de vida e/ou um plano de pensão para sua família. Profissionais liberais, comerciantes, empresários, funcionários públicos e trabalhadores autônomos podem ter a proteção adicional de uma renda por incapacidade temporária por doença ou acidente, invalidez, doenças graves (câncer, AVC, infarto, etc.) e seguro resgatável, além de garantir para si uma reserva financeira num plano de aposentadoria privada, com incentivo fiscal do Imposto de Renda, para complementação da previdência oficial.

Sempre ressaltamos que a aposentadoria do INSS enquadra-se na proteção mínima acima mencionada, cabendo a cada cidadão planejar, por conta própria, a sua sobrevivência no futuro, complementando-a.

Guinazzi-Brasil

Deixe um comentário

Assine a nossa newsletter

Receba nossas ofertas e novidades

SUSEP 050711.2.057719-7 – CNPJ 06.312.302/0001-81 – Certificado n°4742 Código de Ética FENACOR/SINCOR